História

A Terapia Artística chegou ao Brasil através de Eda Jens em 1969 na clínica Tobias. Eda era enfermeira fisioterapeuta, massagista e se formou em Terapia Artística na escola Margareth Haushka Boll na Alemanha, aluna da própria Dra. Haushka.

Ela implementou esta nova forma de terapia na clínica Tobias em São Paulo onde trabalhou desde 1969 com atendimento aos pacientes dos médicos antroposóficos.

Acontecia no Centro Paulus o curso de medicina antroposófica, e no ano de 1986 foi inaugurada a primeira turma de terapia artística, e neste momento havia uma interação de práticas artísticas e médicos em ambas as formações. Esta formação durou de 1985 a 1992, sob os cuidados na área administrativa e financeira de Karin Glass. Na área médica a formação em Terapia Artística contava com a participação Dr Bruno Callegaro.

Ada-Jens.png

Ada Jens

Gabriela Seltz iniciou seus estágios na Clínica Tobias em 1985, e a partir de 1986 começou a dar aula de argila no curso de formação em Terapia Artística da Ada, e também na Associação Sagres até 2014. E continuou supervisionando os estágios de 1986 até 2015. Neste mesmo ano Veronica Kaliks que se formou na escola de Rosca em 1974 retornou da Europa e juntou-se ao corpo docente.

Gabriela-Seltz-scaled.jpg

Gabriela Selts

Veronika-Kaliks.jpg

Veronika Kaliks

Saiba mais sobre as histórias das turmas nas diferentes formações que já existiram no Brasil no slide show abaixo: